Uma solenidade festiva concedeu a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS a Medalha Bronze do Prêmio Qualidade RS – 2014, pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade – PGQP. A cerimônia foi realizada na noite de sexta-feira (08/08) no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre/RS.

- Vibramos com esse importante reconhecimento do trabalho da Classe Lojista, em que todos fazem parte, Diretoria Executiva, Diretores Distritais, Conselhos de Ética e Fiscal e todos os colaboradores da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojista – FCDL-RS, Fornecedores, Parceiros, Presidentes, Diretorias e Executivos de CDL’s do Rio Grande do Sul, e seus associados – afirmou o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul, FCDL-RS, é uma associação sem fins lucrativos e que tem como principal objetivo amparar e defender os interesses de lojistas associados. Desde 2007, implantou uma agenda estratégica específica para o setor, na qual desenvolve seu Planejamento Estratégico, realizado por toda equipe de trabalho e coordenado por sua diretoria.

- Queremos que o varejo do RS seja modelo mundial até o ano de 2017. Para tornar isso uma realidade, adotamos modelos de trabalho que valorizam o Planejamento e a Qualidade nas rotinas e processos – completou Koch.

Em 2009, por acreditar que havia alcançado um determinado grau no modelo de gestão, a entidade decidiu participar pela primeira vez do PGQP. Nesta ocasião foi feita avaliação do primeiro relatório de gestão que apontou possíveis melhorias. Foi adquirida ferramenta de planejamento estratégico e gerenciamento de projetos que possibilitou maior controle e acompanhamento das práticas existentes. A partir de 2009, teve início a descrição de todos os procedimentos, foram elaborados perfis de cargos, e dado início a um ciclo anual de pesquisa de clima e avaliação dos colaboradores. Também foram criados indicadores para os principais produtos e processos com metas estabelecidas e revisadas anualmente e com reunião de análise crítica realizada mensalmente.

O encantamento com os resultados que a gestão da Qualidade podia gerar encorajou a FCDL-RS a alçar voos ainda maiores: em 2010, foi criado o Q Comércio, que objetiva implementar a cultura da Qualidade no varejo gaúcho, através do desenvolvimento de práticas que adotem o modelo de excelência em gestão. Desde que foi adotada a gestão pela Qualidade houve melhorias importantes como: aumento da produtividade; maior envolvimento de todas as áreas e diretorias no plano estratégico; adesão de uma cultura organizacional de Qualidade nos processos de direção e gestão da organização; economia de tempo em rotinas administrativas; melhor integração/comunicação entre os interessados na organização e seus serviços (clientes, fornecedores, funcionários e direção) e manutenção da satisfação de atendimento aos associados superior a 95% ao mês.