Faltando um m?s para a P?scoa ? esse ano comemorada em 8 de abril -, ? hora de preparar a loja para receber muitos clientes e vender mais. A P?scoa n?o ? uma data relacionada diretamente com o segmento cal?adista, por?m ? poss?vel aproveit?-la para impulsionar as vendas.O especialista em Marketing de Servi?os, com ?nfase no Varejo, e diretor de Marketing da Oxxig?nio - empresa de engenharia de marketing e comunica??o -, S?rgio Santos (Curitiba/PR), afirma que n?o apenas ? poss?vel, como ? preciso que a data seja aproveitada, at? mesmo para ajudar aquela m?e que precisa usar o pouco dinheiro que tem para comprar um cal?ado, mais do que um chocolate. ?A?, com criatividade, ? poss?vel brindar os clientes com um chocolate com a forma de um cal?ado (ou de um coelho com um enorme cal?ado), o qual pode trazer a marca da loja e/ou a marca de um fornecedor parceiro. Ou seja, com vontade d? sim para gerar vendas e ainda valorizar a marca da loja e tamb?m registr?-la na mem?ria dos clientes?, explica.Santos sugere v?rias formas para o lojista de cal?ados atrair clientes no per?odo da P?scoa. ?Com uma vitrine decorada com coelhos usando cal?ados; com brindes de chocolate aos clientes, com a??es de marketing junto ?s escolas da regi?o (vale-brinde, jogos envolvendo as crian?as, levando-as a ir at? a loja para levar respostas de perguntas educativas); com a??es coordenadas com as lojas de chocolate da vizinhan?a, entre outros?, exemplifica.Para o palestrante comportamental e autor dos livros ?Oportunidades? e ?Menos pode ser Mais?Dalmir Sant?Anna (Pi?arras/SC), as datas comemorativas n?o s?o exclusivas a um ?nico segmento. ?Sou defensor de que a oportunidade encontra-se dispon?vel para o indiv?duo que dispor de planejamento, compet?ncia, capacidade de competi??o, constante treinamento e melhor rela??o custo e benef?cio?, salienta. Nessa dire??o, o setor cal?adista pode aproveitar o per?odo da P?scoa para fidelizar clientes e construir relacionamentos. Ele sugere criar uma campanha promocional do tipo ?N?o v? descal?o, use o melhor sapato para encontrar o coelho da P?scoa?. ?Mostre ao seu cliente o desejo de surpreend?-lo e impulsione suas vendas, treinando a equipe para ouvir com aten??o as necessidades dos clientes e perceber as rea??es comportamentais?, ensina.Decora??oA decora??o da loja, ? claro, n?o pode fugir dos ?cones tradicionais da P?scoa. Coelhos, ovos, cenouras e outros elementos devem estar presentes e, segundo Santos, preferencialmente com uma campanha que integre parceiros como escolas da regi?o ou lojas de chocolate.Sant?Anna alerta para n?o insistir em velhas f?rmulas que n?o deram certo. ?Se voc? apostou em uma decora??o no ano passado, e n?o deu resultado nas vendas, n?o fez o telefone da empresa tocar, sua equipe n?o ficou motivada, n?o seja teimoso em repetir?, frisa. A melhor decora??o, segundo ele, ? aquela que apresenta resultados e consegue atrair clientes. ?Use de empatia, colocando-se no lugar do consumidor e sentindo se realmente um coelho da P?scoa dan?ando na frente da sua loja ? capaz de gerar resultados ou se n?o passa de um objeto insignificante, capaz de afastar clientes?, questiona. O consultor sugere que se fa?a a seguinte reflex?o: o investimento na decora??o ser? atraente para o meu p?blico? Minha campanha promocional aumentar? os resultados atraindo mais clientes para a loja?Promo??esFazer promo??es, ofertas, distribuir brindes, entre outros, s?o estrat?gias bastante utilizadas em per?odos festivos. No entanto, Sant?Anna chama a aten??o para o ?bvio, que seria fazer uma campanha promocional com brindes de chocolates. Fugir do lugar-comum ? a sugest?o do consultor, que enfatiza que uma campanha eficaz ? que motiva os interessados a participarem. ?Uma viagem de navio, um dia de beleza ou um final de semana em um hotel podem ser mais interessantes do que chocolates. A resposta para fazer promo??es eficazes pode surgir da pr?pria equipe de trabalho, que possui contato com a principal fonte de resultados que sua empresa possui: o cliente?, enfatiza.? preciso estreitar rela??esDatas comemorativas s?o sempre boas oportunidades para que a loja otimize e/ou estreite o relacionamento com clientes e tamb?m com aqueles consumidores que ainda n?o s?o clientes. Pode-se, por exemplo, presentear os consumidores com brindes. ?Com isso, o vendedor tem um motivo para ir at? l? na frente da vitrine para perguntar ao ?prospect? se ele j? ? ou n?o cliente da loja e, independentemente da resposta, poder traz?-lo para dentro da loja para retirar o brinde de chocolate, claro, mediante o cadastro do seu e-mail e telefone?, sugere Santos.O consultor salienta que n?o h? desculpas para n?o realizar nenhum tipo de a??o durante um per?odo comemorativo como a P?scoa. A loja e a marca precisam ser vistas para serem lembradas. Santos destaca que a verba de marketing e comunica??o deva vir de cada produto, ou seja, da planilha de forma??o do pre?o de venda dos produtos, a qual deve incluir um percentual de investimento em marketing e comunica??o. Contudo, ele enfatiza que o lojista n?o pode ficar sem fazer nada. ?Ele precisa saber que, al?m da venda, em datas como esta ? preciso valorizar a marca da loja e, assim, tir?-la da paisagem, diferenci?-la e tir?-la da in?rcia, e isso ? poss?vel, muito mais com atitude e criatividade do que com dinheiro?, ensina.Autor: Dalmir Sant?Anna - Palestrante na IV Conven??o do Com?rcio de Vacaria.Fonte: Jornal Exclusivo

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