Integrantes da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vacaria – CDL estiveram reunidos na noite da quarta-feira, 17 de agosto com as professoras responsáveis pela realização da pesquisa do Mérito Lojista. Estiveram presentes os professores Maria Emília, Marta Mota e Marcelo Faoro e da CDL o presidente Adelino Dariva, o vice-presidente Fábio Canalli, a Diretora Mônica Sartor e o secretário executivo da entidade Eleandro Bonesi.
No encontro foi ajustada a responsabilidade das partes, o método e o período da pesquisa. As atividades iniciam nos próximos dias e a entrega da premiação será dia 10 de dezembro na Associação dos Motoristas.

Em 2015 foram 41 categorias, além do Mérito Social e Empresarial.  O Mérito Lojista escolhe junto à população aqueles que devem ser homenageados, considerando os melhores das diversas categorias pelo conjunto de suas ações no dia a dia, em aspectos como qualidade, preço, atendimento, assistência, entre outros. A finalidade é apoiar o desenvolvimento das empresas do comércio lojista, da indústria, agricultura e serviços de Vacaria, além de valorizar o setor promovendo e fomentando a movimentação de negócios.  Mediante Pesquisa Cientifica realizada pela Universidade de Caxias do Sul, Campus de Vacaria, Núcleo de Pesquisa e Apoio a Comunidade ouvem-se vários setores do município, a população em geral e ainda um percentual de no mínimo 30% de associados da CDL.