O setor de com?rcio aumentou em 2,4 milh?es o n?mero de pessoas ocupadas entre 2003 e 2007, passando de 6 milh?es de trabalhadores para 8,4 milh?es no per?odo, segundo a Pesquisa Anual de Com?rcio 2007, divulgada hoje pelo IBGE. O segmento de hiper e supermercados foi o que mais gerou empregos (256,8 mil vagas) entre 2003 e 2007, seguido do com?rcio varejista de material de constru??o, com aumento de 212,6 mil postos no per?odo.Por outro lado, de acordo com a pesquisa do IBGE, houve queda nos sal?rios m?dios pagos pelo com?rcio como um todo, de 2,1 sal?rios m?nimos, em 2003, para 1,8 sal?rio m?nimo em 2007. A pesquisa revela tamb?m que, em termos regionais, o Estado de S?o Paulo absorveu a maior parcela do pessoal ocupado no setor em todo o Pa?s, tanto em 2003 (29,4%) como em 2007 (30,3%), enquanto Roraima e Tocantins responderam pelo menor porcentual (0,1%).De acordo com o levantamento, em 2007 existiam 1,69 milh?o de estabelecimentos do setor no Pa?s, pertencentes a 1,6 milh?o de empresas comerciais que, juntas, geraram R$ 1,3 trilh?o de receita operacional l?quida.A pesquisa conclui que em 2007 n?o houve mudan?as estruturais no setor comercial em rela??o aos anos anteriores, sendo que o setor atacadista seguiu como respons?vel pela maior parcela da receita operacional l?quida, enquanto o setor varejista teve o maior n?mero de empresas e estabelecimentos, absorveu a maior parte do pessoal ocupado e teve maior participa??o nos sal?rios, retiradas e outras remunera??es.Al?m disso, as empresas de menor porte, com at? 19 pessoas ocupadas, concentraram a maior parte da massa salarial, do pessoal ocupado, dos estabelecimentos e do n?mero de empresas.De acordo com o IBGE, a Pesquisa Anual de Com?rcio 2007 tem como objetivo "descrever as caracter?sticas estruturais b?sicas do com?rcio no Pa?s e suas transforma??es no tempo em tr?s grandes divis?es: com?rcio varejista, com?rcio por atacado e com?rcio de ve?culos automotores, pe?as e motocicletas". ""