Vacaria, 29/11/2023 - A cidade de Vacaria marca sua presença em Brasília esta semana através de uma comitiva influente, incluindo membros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A agenda, repleta de encontros significativos, visa promover interesses locais e fortalecer parcerias.

Início Dinâmico com Diplomacia Internacional

A terça-feira foi um marco inicial com uma reunião com o Embaixador do Paraguai, Juan Angel, destacando a importância de relações internacionais fortalecidas. Posteriormente, a comitiva participou de audiências com figuras políticas notáveis, como o deputado federal Lucas Redecker e o senador Luis Carlos Heinze, abrindo caminhos para diálogos produtivos.

Agenda Diversificada com Foco no Desenvolvimento

A programação incluiu visitas ao Embaixador do Uruguai, Guillermo Valles, e ao Ministério do Esporte. Um dos pontos altos foi a discussão sobre a implantação de uma arena poliesportiva na área do Parque do Aeroporto, um projeto que promete impulsionar o esporte na região.

Promoção Cultural e Infraestrutura em Pauta

A comitiva aproveitou a oportunidade para entregar convites para o prestigiado Rodeio Crioulo Internacional, reforçando a riqueza cultural de Vacaria. Além disso, o projeto de implementação do terminal rodoferroviário, liderado pelo senador Heinze, foi um tema central, prometendo melhorias significativas na infraestrutura do município.

Representação de Alto Nível

A representação de Vacaria foi exemplar, incluindo o prefeito Amadeu Boeira, o vice-prefeito Marcelo Dondé, a presidente da CIC Luciana Vieira de Brito, entre outros membros notáveis. A presença do presidente da CDL, Fabiano Rech, e do vice Administrativo e Financeiro, Fábio Canalli Borges, sublinha o papel crucial do comércio local no desenvolvimento da cidade.
Durante visita a Brasília, os representantes da CDL de Vacaria, em nome da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, destacaram uma série de demandas cruciais para o fortalecimento do setor. Dentre elas, destacou-se:

- A necessidade de reformulação e simplificação do sistema tributário, uma medida vista como fundamental para melhorar o ambiente de negócios;
- A importância da modernização das relações de trabalho, alinhando-as às novas realidades do mercado;
- A facilitação de crédito e financiamento para os setores de comércio e serviços, vital para contribuições o crescimento e a sustentabilidade nessas áreas;
- A necessidade de apoio à inovação no varejo, o que inclui o aprimoramento dos processos e ações relacionadas a ESG (Ambiental, Social e Governança), demonstrando um compromisso com práticas comerciais responsáveis ​​e sustentáveis;
- Segurança pública e o combate ao comércio ilegal também foram temas discutidos;
- Assim como a urgência de melhorias na infraestrutura e logística, elementos essenciais para a eficiência e competitividade do setor;
- Ainda, a digitalização e a desburocratização do Estado foram apontadas como medidas indispensáveis ​​para acelerar processos e facilitar a interação entre o setor privado e o governo.

Expectativas para o Futuro

Com mais reuniões agendadas, a expectativa é de que a comitiva de Vacaria consiga avanços significativos para o município, reforçando seu papel no cenário nacional. A participação ativa da CDL nesse processo destaca seu compromisso com o crescimento e o bem-estar da comunidade de Vacaria.