Nesta segunda-feira (05 de fevereiro), Vacaria deu um passo importante rumo ao futuro logístico e econômico do Rio Grande do Sul, com a reunião sobre a implantação do Terminal Rodoferroviário, realizada na Câmara de Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (CIC) de Vacaria. O encontro, que coincidiu com o 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, marcou um momento de união e discussão entre lideranças municipais, estaduais e federais sobre o projeto que promete transformar a região.

A sessão contou com presenças ilustres, incluindo o vice-governador Gabriel Souza, o diretor de Outorgas de Ferrovias do Ministério dos Transportes, Álvaro Neto, além de diversos secretários estaduais, senadores, deputados federais e estaduais, representando um espectro amplo de apoio e comprometimento com o desenvolvimento logístico do estado.

Gabriel Souza, vice-governador, destacou a importância do setor logístico como catalisador do crescimento gaúcho, ressaltando o compromisso da gestão estadual em apoiar iniciativas que fomentem este setor. Álvaro Neto trouxe novidades sobre o avanço do projeto, mencionando a expectativa pelo estudo da Rumo, previsto para abril, que detalhará a implantação do terminal.

O evento foi uma clara demonstração da importância da colaboração entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada para o desenvolvimento de projetos estratégicos. O vice-prefeito Marcelo Dondé e o senador Luiz Carlos Heinze enfatizaram a relevância do terminal não apenas para Vacaria, mas para todo o Rio Grande do Sul, destacando os benefícios em termos de integração de modais de transporte, redução de custos logísticos, estímulo econômico regional e melhoria da segurança viária.

Este encontro reforçou o papel vital das parcerias público-privadas e da participação ativa da comunidade na realização de projetos de grande impacto. Com representantes de entidades de todas as esferas presentes, desde a CIC Vacaria e MOBI Caxias até organizações federais como o DNIT e a Rumo Logística, a reunião deixou claro o amplo apoio ao Terminal Rodoferroviário de Vacaria.

Ainda, a participação ativa da CDL Vacaria, juntamente com seus membros da diretoria, sublinhou o papel essencial do comércio e da indústria locais na consolidação deste projeto. Representando as entidades, o presidente da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner juntamente com o presidente da CDL de Vacaria, Fabiano Dotti Rech e o vice-presidente da CDL Fábio Canalli Borges, partilharam deste importante evento para nosso município e região. A colaboração entre a CDL e as demais entidades sinaliza um futuro promissor para o Terminal Rodoferroviário, visando benefícios como a melhoria da segurança viária, redução dos impactos ambientais e a potencialização do desenvolvimento econômico local e estadual.

A implantação deste terminal não só beneficiará a região de Vacaria, mas também reforçará a posição do Rio Grande do Sul como um hub logístico estratégico no sul do Brasil, trazendo desenvolvimento sustentável e longevidade econômica para os Campos de Cima da Serra.

Por fim, destacam-se as participações de diversas entidades municipais, estaduais e federais como: CIC Vacaria, Mobi Caxias, CIC Serra, CDL de Vacaria, Sindilojas Vacaria, Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, FEDERASUL, CICs Farroupilha, CIC São Marcos, Corede Campus de Cima da Serra, Corede Serra, Corede Hortênsias, Microempa, SIMPLAS, UCS, BR 285, Bento +20 - Bento Gonçalves, Presidente da AMILINORTE, Representante Trem dos Pampas, DNIT, Promotoria, PRF, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Embrapa, Hospital Nossa Senhora da Oliveira, AGAPOMI, ABPM, Câmara de Vereadores de Vacaria, Prefeitura de Caxias do Sul, Prefeitura de Bom Jesus, Prefeitura de Ipê, Prefeitura de Esmeralda, Prefeitura de Pinhal da Serra, Prefeitura de Pinto Bandeira, Prefeitura de Nova Roma do Sul e Prefeitura de Arroio do Sal.

FONTE: Prefeitura Municipal de Vacaria