Novas ideias e mudanças de conceitos para o varejo

Novas ideias e mudanças de conceitos para o varejo

Após dois dias de atividades, líderes do movimento lojista e empreendedores de diversas partes do Rio Grande do Sul saem de Bento Gonçalves com alguns conceitos revistos e com muitas novas ideias para os negócios. A Convenção Estadual Lojista reuniu mais de duas mil pessoas no Parque de Eventos na cidade de Bento Gonçalves, entre a quinta-feira (14/08) e a sexta-feira (15/08). O tema central do evento foi a Qualidade no Varejo, presente nas palestras com renomados especialistas em marketing, consumo, gestão e comportamento.

 

- A qualificação é um elemento indispensável para fazer com que nossas empresas sejam sustentáveis economicamente. Precisamos ensinar nosso comércio a viver a nova realidade que o e-commerce tem proporcionado, por exemplo, e a nos adaptarmos a todas mudanças comentadas pelos excelentes palestrantes que tivemos. Temos desafios, mas somos determinados e estamos unidos para vencer qualquer dificuldade- afirmou o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

O coordenador da Convenção Estadual Lojista, Marcos Carbone, enalteceu a qualidade do encontro e calor humano de todos que recepcionaram os visitantes.

- Esta convenção superou todas as expectativas, mostrando a dinâmica, a representatividade e a força do varejo gaúcho, que se apoia num associativismo organizado e diferenciado. Este encontro reforçou a necessidade da qualidade em tudo o que fazemos – afirmou o coordenador da Convenção Estadual Lojista e presidente da CDL Bento Gonçalves, Marcos Carbone.

A primeira palestra do dia, intitulada, “Revolução do Consumo no Brasil” foi apresentada pela Mestranda em Administração de Empresas pela Univali (SC), Larissa Kummel que possui MBA em Negócios Internacionais pela FGV e fez formação em coach (SBS). Ela trouxe ensinamentos sobre características individuais de homens e mulheres, idosos, crianças e outros tipos de públicos.

Na sequência, Gabriel Carneiro comandou a palestra, intitulada “A Vida que Você Faz”.

- Foi um prazer estar aqui e a forma como todos nos acolheram é um diferencial bem grande. A qualidade começa no “eu”, no processo individual. É quando eu me proponho a ter mais qualidade nas minhas relações e na minha vida. A partir do “eu” é que criamos o “nós” – comentou o palestrante Gabriel Carneiro.

O tema da criatividade em tempo de normalidade foi trazido pelo palestrante Frei Jaime Bettega, formado em Administração de Empresas.

- A qualidade passa pela vida das pessoas e a maior ocupação do ser humano é justamente a vida. Portanto, precisamos de normalidade com momentos extraordinários e viver a normalidade supõe criatividade – declarou.

A programação contou ainda com palestra de João Stringhini falando do marketing para quem quer sucesso no varejo. O professor da ESPM, que é consultor há 20 anos e especialista há 10 anos na área de varejo, apresentou informações sobre quatro itens fundamentais para o varejo: marketing, produto, marca e ideias.

- É preciso entender as pessoas e dedicar tempo e reflexões sobre o que elas desejam para que assim tornem-se ou não o público-alvo. Avalie as pessoas que entram na sua empresa 10 minutos por dia, veja para que lado da loja elas costumam seguir, por exemplo – disse.

O encerramento foi com a palestra do renomado palestrante Clóvis de Barros Filho fazendo um “Convite a Realidade”. O palestrante é doutor pela Universidade de Paris (Sciente Politique – Sorbonne Nouvelle) e em Ciências da Comunicação pela USP. Possui ainda graduação em Direito pela Universidade de São Paulo e em Jornalismo pela Casper Libero. Atualmente pesquisa e leciona Teoria e Ética da Comunicação e Filosofia da Comunicação.

- Você é o maior especialista de você mesmo. Não existe cartilha pronta. Assume a tua responsabilidade com todos os riscos, porque não tem vida pronta. O prazer e o respeito são valores que ajudam e para atribuir valor é preciso ter referência. Não existe fórmula pra vida boa, por isso ela vale a pena – falou.

A programação previa um painel com a presença dos candidatos ao Governo do Estado. Porém em função do luto oficial decretado pela morte do candidato à presidência da República, Eduardo Campos, as agendas foram canceladas.

A FCDL-RS prepara já a próxima edição da Convenção Estadual Lojista que será em Caxias do Sul. Na manhã desta sexta-feira (15/08) a Orquestra Municipal de Sopro, de Caxias do Sul, encantou o público formado por mais de 1.800 no auditório distribuindo brindes e o convite para o evento do ano que vem. A Convenção Estadual Lojista, em 2015, acontece entre os dias 13 e 14 de agosto.

CDL Vacaria

Informações/Contato

CDL - Vacaria

Rua Borges de Medeiros 1085
Bairro Centro - Vacaria/RS
Telefone: (54) 3232-2030
E-mail:
secretariaexecutiva@cdl-vacaria.com.br

nossa localização

Câmara de Dirigentes Lojistas de Vacaria

Six Interfaces